GATOS GUERREIROS
junho 06, 2018O post de hoje é uma resenha de um livro inteirinho sobre gatos! Legal, né? Confira um pouco sobre o livro para embarcar nessa aventura!
Gatos Guerreiros (Warriors no original) é uma série de livros de fantasia juvenil publicados por WMF Martins Fontes; é escrito pelas autoras Kate Cary, Cherith Baldry, Tui Sutherland, com o enredo desenvolvido pela editora Victoria Holmes, que coletivamente usam o pseudônimo Erin Hunter. A série segue as aventuras de quatro clãs de gatos selvagens, Clã do Trovão, Clã das Sombras, Clã do Vento e Clã do Rio, em suas casas na floresta.
Atualmente existem seis sub-séries, cada uma contendo seis livros. Mas por enquanto só a primeira foi lançada no Brasil. A primeira, Gatos Guerreiros (mais tarde renomeado como Gatos Guerreiros: As Profecias Começam), foi publicada de 2010 a 2014. As demais ainda não tem previsão de quando serão lançadas.
A autora criou todo um pequeno universo onde gatos selvagens convivem entre si interagindo com o mundo ao redor. Separando muito bem o mundo externo da realidade deles, onde o homem é chamado de Duas Pernas, com uma civilização humana mantida distante e sem grande interferência. A divisão dos clãs com suas prioridades e costumes são bem característicos, deixando claro que a sobrevivência depende da convivência entre cada integrante da “família” e da região em que vive. Cada clã possui sua estrutura social, com gatos direcionados para tomar conta dos filhotes, assegurar a vida e o próprio clã, tratar feridos e doentes e comandar a todos. A autora detalhou tudo muito bem e fez com que a imagem de tais comunidades, assim poderiam muito bem com a raça humana, se tais animais pudessem mesmo possuir inteligência.
Existem quatro clãs de felinos em uma floresta e mais um das estrelas, cada um deles seguem códigos e leis bem específicas e ultrapassar os domínios de outro clã, pode significar guerra ou uma batalha sangrenta que leva a morte. Ferrugem é um gato doméstico que sonha com caçadas a camundongos e liberdade no mato, mas vive seus dias como um animal de estimação que apenas vislumbra a floresta além da cerca que circula a casa de seus donos. Depois de uma conversa com um gato vizinho, ele pula a cerca e corre por entre as árvores. Depois de andar um pouco pela escuridão da floresta e tentar capturar um camundongo ele é confrontado por um outro gato e desse encontro sua vida muda. Ferrugem encontra outros gatos selvagens e é convidado a fazer parte do Clã do trovão. Ferrugem passa a se chamar Pata de Fogo, inicia um treinamento para se tornar um guerreiro que defenderá o clã e muda completamente seu destino, que parece ser direcionado para grandes realizações.
Ragner termina dando sua opinião sobre o livro: “Já sei que existem outros livros e que parece ser uma coleção. Já me interesso em ler os demais, gostei mesmo de tudo criado aqui. Uma leitura envolvente, com ação e um ótimo entendimento de sociedade, algo gostoso mesmo de se ler, com ensinamentos e sabedoria capazes de grudar você página a página.”
Autor resenha: Ragner
0 comentários